CI

Carinata: alternativa para combustíveis de aviação

Potencial da carinata para reduzir carbono na aviação



Foto: Pixabay

De acordo com informações divulgadas pela Tec Mundo, uma pesquisa publicada na revista científica GCB Bioenergy aponta que a planta Brassica carinata, também conhecida como mostarda-da-abissínia, pode ser uma solução viável para a produção de combustível sustentável para aviação (SAF, na sigla em inglês). O estudo, liderado pelo professor Puneet Dwivedi, da Universidade da Geórgia (UGA), nos Estados Unidos, sugere que o uso desse biocombustível poderia reduzir em até 68% a pegada de carbono no país.

Para viabilizar economicamente o SAF produzido a partir da carinata, no entanto, seriam necessários incentivos fiscais que equiparassem os custos de produção ao mercado de combustíveis convencionais.

A Brassica carinata é uma oleaginosa não comestível que não compete com culturas alimentares tradicionais, sendo ideal para o cultivo no inverno em áreas subutilizadas no sudeste dos Estados Unidos. Seu óleo possui características adequadas para a produção de combustíveis renováveis avançados, enquanto seus subprodutos podem gerar farinha rica em proteínas e outros bioprodutos de valor agregado.

Estudos destacam a capacidade da planta de se adaptar a condições climáticas adversas e seu potencial de produtividade, mesmo em solos menos favoráveis, tornando-a uma alternativa sustentável e de baixo carbono para atender às demandas energéticas.

A pesquisa calculou o preço de equilíbrio do SAF produzido com carinata, bem como as emissões de carbono durante o ciclo de vida do combustível. A combinação desses dados sugere que a planta oferece um caminho promissor para reduzir a dependência de combustíveis fósseis na aviação, contribuindo  para as metas de sustentabilidade do setor. Além de seus benefícios ambientais, a carinata pode trazer vantagens econômicas para agricultores locais, que teriam uma nova fonte de renda durante o período de entressafra.

Nos últimos anos, os sistemas agrícolas pampeanos experimentaram um aparecimento crescente de adversidades bióticas, tolerantes aos produtos fitossanitários tradicionalmente usados. Nesse contexto, o surgimento de culturas como a Carinata ( Brassica carinata ) poderia ajudar a reduzir os riscos econômicos e ambientais. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.