CI

Produtores de fumo buscam solo para retomar safra

Fertilizante melhora desempenho de lavouras de fumo



Foto: Pixabay

Após um ciclo marcado por chuvas intensas e prejuízos à produtividade, os produtores de fumo do Sul do Brasil esperam uma recuperação na safra 2024/2025. Segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), a expectativa é de que a produção supere 600 mil toneladas, com o retorno das condições climáticas consideradas normais para a região.

Para atingir esse volume, muitos fumicultores têm investido na qualidade do solo. A adoção de novas tecnologias e insumos vem sendo usada como estratégia para garantir uma lavoura mais resistente e produtiva. “Na cultura do tabaco, uma folha com maior peso é resultado de uma boa nutrição, um boa estrutura foliar e radicular e de maior quantidade”, explica Isabelle Vilarino, engenheira agrônoma e desenvolvedora de mercado da MaxiSolo.

No município de Prudentópolis, interior do Paraná, os irmãos Juliano e Joari Parolim apostaram em fertilizantes minerais granulados para melhorar o desempenho da lavoura. Juliano relata que, após o uso do produto SKBMaxi, a produtividade passou de 2.753 para 2.814 quilos por hectare. “Foi excelente, nossa produtividade de fumo saltou de 2.753kg para 2.814kg de fumo por hectare”, afirmou.

Em Rio Azul, também no Paraná, outra propriedade registrou aumento de 463 quilos por hectare, saltando de 3.305 para 3.768 quilos após a aplicação do fertilizante 20 dias depois do transplantio das mudas.

O SKBMaxi, da MaxiSolo, é um fertilizante mineral misto indicado para culturas sensíveis ao cloro, como o fumo. A fórmula combina sulfato de potássio, cálcio e duas fontes de boro. De acordo com Vilarino, o produto melhora o enraizamento e potencializa a absorção de nutrientes. “Além de sensível ao cloro, a cultura do tabaco é muito exigente em potássio, pois influencia diretamente a qualidade das folhas e a resistência da planta”, destaca.

A agrônoma ressalta ainda os benefícios do fertilizante no fortalecimento das estruturas da planta. “Livre de cloro e sódio, quando usamos SKBMaxi na cultura do tabaco podemos observar além da qualidade das folhas, uma planta bem mais estruturada, devido ao cálcio que vai contribuir diretamente no fortalecimento das paredes celulares, e que junto com boro vai melhorar o sistema radicular garantindo uma maior tolerância da planta em épocas de estresse hídrico. Outro benefício do boro são plantas mais uniformes, pois evita rachaduras nas folhas, resultando em mais peso, mais rendimento e mais qualidade”, acrescenta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.