CI

Pacto Verde Europeu aumenta fome do mundo?

É preciso buscar consenso e cooperação


ABAG tem uma certa preocupação ABAG tem uma certa preocupação - Foto: Pixabay

O Pacto Verde Europeu, ou Green Deal, pode ter impactos sociais e comerciais globais. Ingo Ploger, da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), sugere que as medidas da UE podem aumentar a fome, afetando produtores de países em desenvolvimento. Ele questiona se produtores de cacau de Gana conseguirão cumprir as normas do Green Deal, levantando preocupações sobre as consequências para produtores de cacau da Nicarágua e outros países.

Desse modo, para o vice-presidente da ABAG, é preciso buscar consenso e cooperação para não se agravar a insegurança alimentar global e estabelecer relações comerciais que impulsionem o crescimento econômico e a competitividade. “A União Europeia tem um enorme desafio e poderá abrir seu mercado para parceiros democráticos, como o Mercosul. O livre mercado com regras sociais e ambientais possibilita diminuir custos em ativos não competitivos para apostar em áreas onde somos competitivos”, destacou. 

Durante o evento, Ingo Ploger abordou preocupações adicionais, incluindo o potencial aumento da inflação devido às restrições de importação do Green Deal, e a possibilidade de retaliação comercial por parte de outros países. Ele ressaltou a necessidade de diálogo para encontrar soluções que minimizem os impactos sociais e a fome.

O painel, mediado por Samanta Pineda, também contou com Joaquim Rukwied, presidente da Associação de Fazendeiros Alemães, que destacou os motivos dos protestos dos agricultores alemães contra o Green Deal e defendeu a implementação de tecnologias e práticas sustentáveis na agricultura para combater as mudanças climáticas. Rukwied enfatizou a importância da colaboração para encontrar soluções e a preocupação do setor em garantir a estabilidade na produção doméstica.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.