CI

A soja vai seguir desvalorizando: Consultoria

Entre os fatores de alta, destaca-se a menor produção de canola no Canadá



Entre os fatores de alta, destaca-se a menor produção de canola no Canadá Entre os fatores de alta, destaca-se a menor produção de canola no Canadá - Foto: Ivan Bueno/APPA

A TF Agroeconômica alerta que a soja continua em queda desde janeiro de 2024, reforçando sua recomendação para que produtores fixem preços e vendam antes de novas desvalorizações. A alta dos preços em Chicago no ano passado incentivou o aumento da produção global, levando à atual pressão baixista no mercado. 

Além disso, o crescimento da demanda por óleo de soja para biocombustível não tem sido suficiente para compensar o excesso de farelo, cujos estoques estão muito acima da média dos últimos anos. O setor produtivo e o governo ainda não tomaram medidas para reverter essa situação, que poderia representar uma oportunidade comercial para o Brasil.  

“Nesta sexta-feira, mais uma consultoria privada brasileira estimou a safra atual em 174,88 milhões de toneladas (a segunda: todas as outras estimam entre 170/173MT, enquanto a Conab estima 166 MT e o USDA 169 MT). A seca que atinge a região sul do país está sendo compensada pelo aumento de produtividade trazido pelas fortes chuvas do Centro-Oeste do país”, comenta.

Entre os fatores de alta, destaca-se a menor produção de canola no Canadá, o que pode elevar a demanda por óleo de soja. Além disso, a previsão de aumento da mistura de biodiesel no Brasil, de B14 para B15 a partir de março, tende a aquecer o mercado interno.  

Já entre os fatores de baixa, pesam as perdas nos mercados acionários, forçando grandes fundos de investimento a realizarem lucros, além da melhora nas condições das lavouras argentinas devido a recentes chuvas. O mercado também sente os efeitos da entrada da nova safra brasileira no circuito comercial e teme uma escalada na guerra tarifária entre EUA e China, o que pode impactar negativamente as exportações norte-americanas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.