CI

“Agro é solução para as mudanças climáticas"

“Precisamos dessa lei aprovada para implantar uma série de ações"



“Precisamos dessa lei aprovada para implantar uma série de ações" “Precisamos dessa lei aprovada para implantar uma série de ações" - Foto: Pixabay

Na última semana, São Paulo sediou o Congresso Nacional de ESG, o maior evento de sustentabilidade da América Latina e principal encontro pré-COP 30 no Brasil, organizado pela Associação Brasileira de ESG. Entre os especialistas presentes, Roberson Marczak, gerente sênior de Inovação e Sustentabilidade da ADAMA, participou do painel "Mudanças Climáticas e Sustentabilidade Ambiental", onde destacou o papel do agronegócio na mitigação das mudanças climáticas.

Marczak reforçou que o agro não é parte do problema, mas da solução. Ele mencionou iniciativas da ADAMA para reduzir o impacto ambiental, como o desenvolvimento de formulações com menor impacto e produtos com maior concentração de ativo, o que diminui a quantidade de embalagens e a necessidade de logística reversa. Além disso, ressaltou o uso de componentes biodegradáveis, que podem representar até 80% das soluções, e o investimento em produtos mais resistentes às intempéries, reduzindo reaplicações.

O executivo também discutiu a pegada de carbono na produção de soja, mencionando o uso do plantio direto no Brasil, que diminui emissões, ao contrário de práticas de outros países. Marczak ainda apontou o hidrogênio verde como um grande potencial para o futuro do agronegócio, especialmente na produção de fertilizantes com emissões zero.

“Precisamos dessa lei aprovada para implantar uma série de ações, permitindo que o mercado de carbono no Brasil se posicione de forma mais dinâmica. Hoje, o mercado voluntário é insuficiente para o que precisamos como diretriz no Brasil."No ESG, não existe empate: ou se ganha ou se perde o jogo", finalizou, reforçando a urgência de medidas concretas para a sustentabilidade ambiental.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.