São Paulo lança programa para incentivar cultivo de café Canephora
O Coffea Canephora representa cerca de 40% da produção global de café
Nesta quinta-feira (31), o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lança o Programa Estadual de Incentivo ao Cultivo de Coffea Canephora. O lançamento do programa será realizado ás 14 horas no Instituto Biológico, em São Paulo. A iniciativa visa fortalecer o setor cafeeiro em regiões estratégicas do estado, como o Centro-Oeste, Oeste e Noroeste, com o objetivo de ampliar a produção e a competitividade da cafeicultura paulista.
Se acordo com as informações da Secretaria de Agricultura, o programa busca revitalizar a produção de café, oferecendo novas alternativas para produtores rurais, além de fomentar o desenvolvimento agrícola sustentável, a geração de empregos e o aumento de renda nas regiões atendidas. A meta é diversificar a produção estadual, que tradicionalmente é focada no café arábica, com o incentivo ao cultivo do Coffea Canephora, composto pelas variedades conilon e robusta, para atender à crescente demanda interna e internacional.
A Secretaria de Agricultura, em parceria com a Câmara Setorial do Café, trabalhará em conjunto com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), além de contar com o apoio do setor privado.
O Coffea Canephora é uma das duas principais espécies de café cultivadas mundialmente, representando cerca de 40% da produção global, com destaque para o Vietnã, líder na exportação de robusta, e o Brasil, que vem expandindo sua produção principalmente nos estados do Espírito Santo, Bahia e Rondônia. Atualmente, o Espírito Santo responde por 65% da produção nacional de Canephora. A expectativa é que, com o programa, São Paulo possa se destacar na produção dessa espécie nos próximos anos.