CI

Abates de boi batem recorde no Mato Grosso

Redução de fêmeas é observada


Foto: Pixabay

O setor de abates de bovinos em Mato Grosso atingiu um marco histórico em maio de 2024, com um recorde de 627,49 mil cabeças enviadas para os frigoríficos. Este número representa o maior volume de animais abatidos em um único mês no estado.

No entanto, um aspecto que divergiu do padrão usual foi a quantidade de fêmeas abatidas. Pecuaristas reduziram o ritmo de abate de fêmeas, resultando em uma queda de 6,03% em relação ao mês anterior. Pela primeira vez desde 2018, o volume de fêmeas abatidas em maio foi menor do que em abril.

Com isso, a participação de fêmeas nos abates também recuou, caindo para 51,49% e saindo do patamar acima de 55,00% observado nos últimos três meses. Embora o volume total de animais abatidos ainda seja elevado, esses dados indicam uma possível redução na intensidade dos abates de fêmeas. A tendência no curto prazo aponta para uma redução gradual na participação das fêmeas nos abates.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.