Argentina acelera colheita de milho na safra 24/25
Colheita de milho atinge 19,4% da área na Argentina

Segundo a análise semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgados desta segunda-feira (31), a Bolsa de Cereais da Argentina divulgou, no dia 27 de março, um novo relatório sobre a colheita de milho no país. O levantamento aponta um avanço semanal de 5,80 pontos percentuais, totalizando 19,40% da área estimada para a safra 2024/25, um aumento de 6,20 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.
O ritmo acelerado da colheita é atribuído à maior proporção de semeadura precoce e à antecipação do ciclo de algumas lavouras, impactadas pelo estresse durante o enchimento dos grãos. Apesar desse cenário, a projeção de produção permanece em 49 milhões de toneladas, número inferior à primeira estimativa divulgada pela Bolsa.
O relatório também avaliou as condições das lavouras, indicando que 74% estão classificadas como normais ou excelentes. Esse percentual representa uma queda de 2 pontos percentuais em relação à semana anterior e de 1 ponto percentual na comparação com a safra 2023/24.
De acordo com previsões do NOAA, a Argentina deve registrar um volume reduzido de chuvas nas próximas duas semanas, o que pode favorecer o avanço da colheita no país.