Safra cheia e falta de caminhões aumentam preços dos fretes
Preço do frete dispara com a alta demanda por transporte

O aumento na produção agrícola brasileira em 2025 tem elevado a demanda por transporte, pressionando os preços dos fretes rodoviários. De acordo com a Esalq-Log, os valores estão próximos das máximas históricas, impulsionados pela necessidade de escoamento da safra recorde até os portos.
“A regra básica da macroeconomia de oferta e demanda é válida neste caso: com uma demanda muito grande, as trades agrícolas possuem a mesma quantidade de caminhões para uma safra maior, o que aumenta o preço do frete. Então, para mitigar os efeitos desse cenário, a produtividade logística é chave”, avalia Thiago Cardoso, diretor de Agronegócio da nstech.
A dificuldade no escoamento também está relacionada à armazenagem. Para lidar com os altos volumes da safra, muitas trades agrícolas utilizam os próprios caminhões como estoques temporários, o que prolonga o tempo de parada dos veículos e reduz a disponibilidade para novas viagens. A infraestrutura precária, com deficiências em rodovias, ferrovias e hidrovias, também impacta o fluxo de transporte e contribui para os custos elevados.
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Para reduzir os efeitos dessa alta na logística, Cardoso aponta a intermodalidade como uma das principais estratégias, utilizando diferentes meios de transporte para aumentar a eficiência e diminuir custos. O uso de sistemas de monitoramento e a melhor distribuição de armazéns também são indicados para otimizar a movimentação dos veículos e evitar deslocamentos desnecessários. A nstech tem atuado na integração de modais e no desenvolvimento de soluções para reduzir custos operacionais. Entre as ferramentas oferecidas estão sistemas de gestão de estoque, monitoramento de pátios e agendamento de carga e descarga, que ajudam a evitar filas e melhorar a fluidez do transporte.
Nos portos, a falta de integração entre processos pode gerar atrasos na cadeia logística. Para minimizar esses impactos, soluções de gestão e monitoramento em tempo real auxiliam na organização das operações, permitindo a tomada de decisões estratégicas baseadas em dados.
“Não basta as empresas possuírem tecnologia, também é preciso saber aplicá-la de forma estratégica para endereçar as respectivas dores nas companhias. E, pensando nisso, as trade agrícolas podem contar com a nstech como fornecedor estratético”, afirma Cardoso.
A ferrovia também se apresenta como uma alternativa essencial para o agronegócio, oferecendo menor custo por tonelada transportada. A eficiência desse modal pode ser ampliada com sistemas de rastreamento de vagões e planejamento para sincronização com outros meios de transporte, garantindo mais previsibilidade e redução de custos.