Aviação agrícola impulsiona produtividade no campo
Aeronave agrícola movida a etanol será exibida no Show Safra

A aviação agrícola desempenha um papel fundamental na aplicação de fertilizantes, defensivos agrícolas e sementes, além de atuar no combate a incêndios e no controle de pragas. Essa tecnologia contribui para o aumento da produtividade no campo e otimiza o tempo dos produtores.
Durante o Show Safra Mato Grosso, que ocorre de 24 a 28 de março em Lucas do Rio Verde (MT), será apresentada uma aeronave voltada para esse setor. O modelo, movido a etanol, é reconhecido por sua eficiência na aplicação de insumos agrícolas.
“A região do Mato Grosso é a maior produtora de grãos do país, com culturas estratégicas como soja, milho e algodão, commodities importantes e que demandam alta eficiência e produtividade. O Ipanema 203 movido a etanol é um forte aliado na otimização destes resultados com base nas necessidades de cada cultura”, afirma Sany Onofre, líder da aviação agrícola da Embraer.
Segundo o informado pela Embraer, com capacidade para pulverizar mais de 200 hectares por hora, a aeronave substitui o trabalho de quatro pulverizadores terrestres ao mesmo tempo. Sua operação permite uma aplicação regular, sem impacto no solo ou disseminação de pragas pelo contato, gerando ganhos de produtividade de 5 a 15 sacas por hectare. “O setor agrícola é um dos principais mercados do País e estamos prontos para ajudarmos nossos clientes e operadores a impulsionarem seus negócios”, acrescenta Onofre.
A feira, que reúne mais de 525 expositores, deve atrair mais de 150 mil visitantes. O evento conta com uma pista de pouso e decolagem dentro do parque, facilitando a demonstração de tecnologias voltadas para a aviação agrícola.