CI

Bolsa divulga situação da colheita argentina

No setor do milho, a colheita avança



No setor do milho, a colheita avança No setor do milho, a colheita avança - Foto: Nadia Borges

Segundo relatório divulgado pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), a colheita de soja na Argentina já inicia seu avanço em nível nacional, embora encontre atrasos decorrentes da falta de piso adequado. Atualmente, apenas 2,6% da área apta foi colhida, o que representa uma defasagem interanual de 8 p.p. e de 4 p.p. em relação à média das últimas cinco campanhas. 

Com um rendimento médio semanal de 35,4 qq/Ha, a soja de primeira, em ambos os núcleos, apresenta média de 37 qq/Ha, superando as expectativas. Na soja de segunda, 27% das lavouras encontram-se na fase de enchimento de grãos, especialmente no sul, onde as condições outonais têm sido favoráveis. Em regiões como o Norte de La Pampa e o Oeste de Buenos Aires, geadas afetaram os lotes de forma desigual, tornando necessária uma análise dos danos que poderá impactar a projeção de 48,6 milhões de toneladas.

No setor do milho, a colheita avança 2,8 p.p. intersemanalmente, alcançando 23,1% do total da área nacional. Com rendimento médio de 83,3 qq/Ha, a produção acumulada atinge 13,6 milhões de toneladas, mesmo diante de um avanço limitado por condições ambientais úmidas e chuvas intensas, além de solos encharcados no oeste de Buenos Aires. 

O girassol, por sua vez, já contempla 87,6% da área apta, com rendimento superior a 23 qq/Ha, mantendo a projeção de 4,5 milhões de toneladas, beneficiado por avanços nas regiões Centro e Sudoeste de Buenos Aires e no Sul de La Pampa. Já o sorgo granífero, que avançou somente 2,5 p.p. nos últimos quinze dias, alcançou 18,9% da área, com melhores resultados no Centro-Norte de Córdoba e no Núcleo Norte, mas desafios permanecem no NEA.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.