Safras de soja e milho devem atingir meta inicial no Paraná
Chuvas beneficiam lavouras de soja e milho
Segundo o Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (12) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, as chuvas intensas e generalizadas que atingiram o Paraná nos últimos dias trouxeram alívio para os produtores de soja e milho. Os volumes de precipitação superaram as expectativas para o mês inteiro em muitas regiões, recuperando a umidade do solo e beneficiando as culturas.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
A recomposição hídrica foi essencial para mitigar os impactos da seca que já afetava algumas plantações. Com o cenário mais favorável, as projeções para a safra 2024/25 permanecem alinhadas às expectativas iniciais: são esperadas 22,3 milhões de toneladas de soja e 2,6 milhões de toneladas de milho na primeira safra, conforme o apontado no boletim.
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
De acordo com os dados da Secretaria de Agricultura, as condições das lavouras permanecem predominantemente boas. No caso do milho, 94% das áreas estão em situação satisfatória, enquanto 6% apresentam condição mediana. Para a soja, 92% das lavouras estão em boas condições, e 8% são classificadas como medianas.