CI

Qual o futuro das máquinas agrícolas?

“Já no campo da tecnologia, a digitalização está ganhando força"



“Já no campo da tecnologia, a digitalização está ganhando força" “Já no campo da tecnologia, a digitalização está ganhando força" - Foto: Arquivo Agrolink

O mercado de máquinas agrícolas está à beira de uma grande transformação nos próximos dois anos, com a incorporação de tecnologias voltadas para eficiência, redução de custos operacionais e sustentabilidade. Segundo Camilo Ramos, CEO do Grupo Piccin, inovações como a eletrificação de máquinas, a multifuncionalidade dos equipamentos e a digitalização no manejo do solo estão no centro dessa revolução. Porém, a conectividade rural ainda representa um desafio significativo para a disseminação dessas tecnologias.  

Um exemplo de avanço tecnológico é o implemento Master Elétrica, desenvolvido pela Piccin, que substitui componentes hidráulicos por sistemas elétricos. A inovação elimina o uso de óleos e filtros, reduzindo custos de manutenção e impactos ambientais. Além disso, novas máquinas capazes de combinar operações como descompactação do solo, preparo e plantio em um único equipamento oferecem economia de tempo, combustível e maior durabilidade dos tratores.  

“Já no campo da tecnologia, a digitalização está ganhando força como uma ferramenta poderosa para melhorar a tomada de decisões e otimizar o uso de insumos. Podemos citar como exemplo o DNA do solo, que permite aos produtores mapear e analisar as propriedades em tempo real. Com essa solução, é possível identificar pontos específicos da propriedade que precisam de cuidados especiais, como descompactação mais profunda ou ajustes no uso de fertilizantes”, comenta.

A digitalização também tem ganhado espaço com ferramentas como a análise de DNA do solo, que permite identificar áreas que necessitam de manejo especial. Soluções como a plataforma Green X utilizam dados climáticos e de solo para ajudar os produtores a otimizar a aplicação de insumos, reduzindo desperdícios e custos operacionais.  

“Embora desafios como a conectividade rural e o custo de implementação de novas tecnologias ainda precisem ser superados, as soluções inovadoras estão abrindo caminho para um futuro mais eficiente e sustentável para o agro. A adaptação rápida a essas mudanças será um fator decisivo para os produtores que buscam aproveitar as oportunidades oferecidas por essas novas tecnologias e garantir sua rentabilidade no longo prazo”, conclui.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.