CI

Sojicultor: proteja seus lucros

Há fatores que podem pressionar os preços para baixo



Entre os fatores que podem impulsionar os preços da soja, destaca-se a redução na área plantada na Argentina Entre os fatores que podem impulsionar os preços da soja, destaca-se a redução na área plantada na Argentina - Foto: Pixabay

Segundo a TF Agroeconômica, o mercado de soja enfrenta uma perspectiva de aumento significativo na oferta global para a próxima temporada, conforme dados do USDA em dezembro. Esse cenário aponta para uma tendência de queda nos preços, tanto no Brasil quanto no mercado internacional. Diante disso, a recomendação é que os produtores busquem proteção para seus lucros atuais por meio de posições de PUT na B3, em São Paulo, antes que os preços recuem ainda mais.

Entre os fatores que podem impulsionar os preços da soja, destaca-se a redução na área plantada na Argentina. A Bolsa de Cereais de Buenos Aires ajustou a projeção de 18,6 para 18,4 milhões de hectares, devido às margens apertadas que favoreceram culturas alternativas. Apesar disso, 96% da soja argentina encontra-se em condições normais ou excelentes, embora com ligeira queda em relação à semana anterior.

Outro fator positivo é o aumento dos direitos de exportação de óleo de palma pela Indonésia, o que pode beneficiar outros óleos vegetais, incluindo o óleo de soja. Além disso, uma possível redução no esmagamento de soja nos Estados Unidos, caso políticas favoreçam combustíveis fósseis, pode elevar a demanda pelo farelo brasileiro, impactando positivamente os preços no Brasil. Internamente, o aumento da mistura de biodiesel de B14 para B15 mantém a demanda aquecida, garantindo bons lucros para os produtores em diversas regiões.

Por outro lado, há fatores que podem pressionar os preços para baixo. O relatório semanal do USDA mostrou exportações de soja dos EUA em níveis inferiores às expectativas, com 978,4 mil toneladas vendidas na última semana analisada, representando uma queda de 31% em relação ao período anterior e 47% abaixo da média das últimas quatro semanas. Esse desempenho decepcionante coloca pressão adicional sobre o mercado. No Brasil, a expectativa de uma safra recorde acima de 170 milhões de toneladas deve contribuir para reduzir os preços, tanto no mercado interno quanto no externo, mesmo diante de uma demanda consistente.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.