Avião autônomo garante pulverização mais eficiente
Integração das tecnologias agrega ainda mais valor ao manejo

A inovação e a eficiência das soluções da Sumitomo Chemical integram o moderno e revolucionário Pyka Pelican 2, primeira aeronave agrícola elétrica e 100% autônoma do Brasil. As formulações da companhia japonesa centenária são cuidadosamente ajustadas para assegurar que o produto chegue ao alvo de forma precisa, reduzindo perdas e maximizando os resultados no campo. Essa tecnologia poderá ser vista na prática por cerca de 80 produtores de algodão e soja no dia 10 de abril, quando a aeronave será usada para pulverizar uma área da Fazenda Santa Isabel, em Luís Eduardo Magalhães (BA).
O portfólio para proteção de cultivos e BioRacionais da Sumitomo Chemical foi desenvolvido para oferecer alta performance em diferentes modalidades de aplicação, incluindo a tecnologia embarcada no Pelican 2, e isso assegura mais eficiência e segurança nos resultados da aplicação ao produtor. Coordenador de Stewardship da Sumitomo Chemical, Rafael Ferreira explica que a iniciativa de fazer essa demonstração, na prática, nas condições reais dos agricultores, é uma ação muito importante para tornar concreto e tangível como as soluções e formulações da companhia atuam em uma aeronave autônoma. Ele destaca que as características dessa formulação são as responsáveis pelo melhor espalhamento dos produtos na planta, com uma elevada deposição, sem deriva na aplicação e chegando ao alvo mais rapidamente.
“A integração das tecnologias agrega ainda mais valor ao manejo, proporcionando uma aplicação otimizada, com melhor cobertura e distribuição. Isso se traduz em maior produtividade, economia de recursos e um controle mais eficaz das pragas e doenças. Ao escolher essa combinação de tecnologia e inovação, o produtor ganha mais assertividade nas aplicações e tranquilidade para alcançar o máximo desempenho em sua lavoura. E todo esse desempenho será visto no evento”, explica Ferreira.
A empresa norte-americana Pyka é a desenvolvedora da aeronave, que, no Brasil, é representada pela Synerjet. A aeronave cobre até 90 hectares por hora. “As soluções da Sumitomo Chemical podem ser muito bem utilizadas com o Pelican, que tem 24 horas de operação. Se precisar aplicar o nosso herbicida durante o dia, é possível ser feito. E nossos fungicidas e inseticidas, para maior eficácia e sem atingir insetos não alvo, como abelhas, também podem ser pulverizados à noite”, afirma o coordenador da Sumitomo Chemical.
O dia de campo, que reunirá grande parcela de produtores de algodão do país, é o momento para que os presentes tirem dúvidas e confiram a eficiência da aplicação. Para uma medição precisa, o veículo tem como método a Inspeção de Faixa de Deposição (IFD), equipamento que utiliza espectrofotometria de fio para otimizar a aplicação aérea de defensivos. Com ele, é possível determinar a largura da faixa de deposição e a uniformidade da pulverização.