Cacau encarece 130% e pressiona mercado de chocolates no Brasil
Produção mundial de cacau foi fortemente impactada por condições climáticas

A menor oferta global de cacau, aliada ao consumo resiliente, impulsionou os preços da commodity na última safra, refletindo diretamente no mercado de chocolates. Segundo informações da Consultoria Agro do Itaú BBA, essa alta já impacta os preços ao consumidor, mas a indústria busca estratégias para minimizar os efeitos, especialmente com a proximidade da Páscoa, quando a demanda por chocolates dispara.
As empresas do setor têm adotado medidas como a redução do tamanho das porções e a diversificação do portfólio de produtos, com opções mais acessíveis. Essa estratégia visa manter a competitividade no mercado e evitar que o repasse integral da alta dos custos afete o volume de vendas em um dos períodos mais lucrativos para o segmento.
De acordo com a Consultoria Agro do Itaú BBA, a produção mundial de cacau foi fortemente impactada por condições climáticas adversas em países africanos, que lideram a produção global da amêndoa. O excesso e a escassez de chuvas em diferentes regiões, aliados ao aumento de pragas e doenças fúngicas, reduziram significativamente a produtividade na Costa do Marfim e em Gana, responsáveis por 2,2 milhões de toneladas na última safra.
O envelhecimento das árvores, práticas agrícolas inadequadas e o baixo volume de investimentos nas lavouras desses países também contribuíram para a queda da produção, afetando os estoques globais e pressionando os preços. Segundo a Consultoria Agro do Itaú BBA, o cacau utilizado na produção dos chocolates atualmente foi adquirido no final de 2023, período em que a commodity registrou uma valorização acumulada de 130%, tornando-se o produto agrícola com maior encarecimento no ano passado.
Para a próxima safra brasileira, que tem a Bahia e o Pará como principais estados produtores, a perspectiva é de recuperação na oferta. A expectativa, conforme análise da Consultoria Agro do Itaú BBA, é de que a produtividade aumente, o que pode levar a uma redução nos preços do cacau. Apesar da tendência de alívio no custo da matéria-prima, os valores devem continuar elevados em relação à média histórica.