Tecnologia mostra alta eficácia contra doenças do feijoeiro
Dois produtos podem auxiliar o manejo

Com objetivo de avaliar o controle da antracnose (Colletotrichum lindemuthianum) e da mancha-angular (Phaeoisariopsis griseola), doenças que podem comprometer até 100% da lavoura de feijão, a Sipcam Nichino Brasil, em parceria com a Planeje Consultoria, realizou ensaios técnicos em Guarda-Mor (MG).
Os resultados indicaram que Fezan Gold, associado a outros produtos da companhia como o fungicida Vitene, proporcionou produtividade média de 54,4 sacas por hectare, superior às 51,9 sacas registradas com o tratamento convencional. Para Alvarenga, esse desempenho se deve, em grande parte, à formulação multissítio e à ação sistêmica do Fezan Gold, tornando-o uma das poucas opções do mercado com essas características combinadas.
“Fezan Gold tornou-se o primeiro do mercado a conter na mesma formulação as propriedades sistêmica e protetora com ação multissítio. Por isso cresce entre as opções estratégicas do produtor de feijão no controle de doenças fúngicas”, comenta o engenheiro agrônomo Wellington Braz Alvarenga, da área de desenvolvimento de mercado.
Já o fungicida Vitene destacou-se por sua seletividade, ação sistêmica e efeito residual prolongado, sendo rapidamente absorvido pela planta. Ele permite aplicações preventivas e no início dos sintomas, sendo especialmente eficaz no manejo da resistência fúngica quando alternado com outros produtos, como Fezan Gold.
“Vitene ‘encaixou bem’ na estratégia de controle da antracnose e da mancha-angular do feijoeiro ao ter sua aplicação alternada aos outros fungicidas, como Fezan Gold, com ingredientes ativos diferentes. O manejo de resistência dos fungos aos fungicidas constitui uma estratégia de sucesso do produtor frente a essas doenças do feijoeiro”, conclui.