CI

Arábia Saudita lança empresa de armazenamento de grãos

A SABIL nasce com uma estrutura robusta, assumindo 14 filiais de silos



A SABIL nasce com uma estrutura robusta, assumindo 14 filiais de silos A SABIL nasce com uma estrutura robusta, assumindo 14 filiais de silos - Foto: Leonardo Gottems

A Arábia Saudita deu um passo decisivo em sua política de segurança alimentar com o lançamento oficial da National Grain Supply Company (SABIL), anunciada no dia 15 de abril em cerimônia realizada no Ministério do Meio Ambiente, Água e Agricultura. A nova empresa será responsável por operar a rede nacional de silos e gerenciar as reservas estratégicas de grãos, sendo o primeiro investimento local totalmente de propriedade da Saudi Agriculture & Livestock Investment Company (SALIC), vinculada ao Fundo de Investimento Público (PIF).

A SABIL nasce com uma estrutura robusta, assumindo 14 filiais de silos distribuídas em diversas regiões do país, das quais quatro estão estrategicamente localizadas em portos: Jeddah, Dammam, Yanbu e Jazan. Essa rede tem capacidade de armazenamento superior a 2,7 milhões de toneladas, consolidando a empresa como peça central na infraestrutura de grãos do país.

Essa iniciativa representa a continuidade da transformação institucional da antiga Organização Geral de Grãos na atual Autoridade Geral de Segurança Alimentar. Enquanto a nova autoridade se concentra na supervisão regulatória e na compra de trigo — tanto local quanto importado —, as operações de logística, armazenamento e fornecimento passam a ser centralizadas pela SABIL, sob gestão da SALIC. A missão é clara: garantir um abastecimento eficiente e seguro, desde os portos até os moinhos e consumidores finais.

O diretor executivo da SABIL, Abdulrahman bin Saud Al Owais, destacou que a empresa buscará excelência operacional e fortalecimento das parcerias em toda a cadeia de suprimentos. Já o CEO do Grupo SALIC, Sulaiman Abdulrahman AlRumaih, reforçou que a infraestrutura da SABIL também estará disponível ao setor privado, ampliando oportunidades logísticas e comerciais. Segundo o USDA, a Arábia Saudita deverá importar 3,2 milhões de toneladas de trigo no ciclo 2025/26, frente a uma produção interna estimada de 1,5 milhão de toneladas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.