CI

Com safra ameaçada no Sul, trigo tem forte valorização

Preocupação é a perda de qualidade dos grãos



Foto: Divulgação

A intensa ocorrência de chuvas no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, tem prejudicado as lavouras de trigo e impactado o mercado nacional. Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), muitos produtores decidiram se afastar das negociações no mercado spot, aguardando melhores definições sobre o desenvolvimento da safra.

A principal preocupação dos triticultores consultados pelo Cepea está na possível perda de qualidade dos grãos, provocada pelo clima desfavorável. Aqueles que optaram por seguir ativos no mercado têm reduzido os preços de suas ofertas, temendo que a produtividade final seja comprometida.

Em contraste com a situação no Sul, o levantamento do Cepea indica uma forte alta nos preços do trigo em São Paulo. A valorização é atribuída à baixa produtividade observada no estado, onde 98% da área plantada já foi colhida, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Especialistas do mercado acreditam que a combinação de clima adverso no Sul e colheitas menores no Sudeste pode manter o mercado aquecido nas próximas semanas, gerando maior incerteza para os produtores e compradores. A dinâmica de preços e a disponibilidade do cereal serão acompanhadas de perto à medida que a safra no Rio Grande do Sul avança, ainda sob a influência do clima instável.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.