Produção de algodão aponta recuperação nos EUA
Calor e seca no Texas geram preocupações
A safra 24/25 de algodão nos Estados Unidos segue em bom desenvolvimento. Até o dia 25 de agosto, 23% das lavouras estavam em fase de abertura dos capulhos, índice semelhante ao registrado no mesmo período da safra anterior, conforme aponta a análise semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Além disso, segundo dados do Imea, 40% das áreas de cultivo foram classificadas em condições boas e excelentes, representando um avanço de 7 pontos percentuais em comparação com a safra 23/24, o que indica uma expectativa de recuperação na produção de pluma após dois anos de desempenho abaixo do esperado.
De acordo com a anális, no entanto, o estado do Texas, principal produtor de algodão dos EUA, apresenta um cenário mais desafiador, com apenas 26% das lavouras em condições boas e excelentes. O clima mais quente e seco dos últimos dias tem gerado preocupações entre os produtores locais. Como reflexo das condições climáticas adversas no Texas, as cotações da pluma de algodão na bolsa de Nova York registraram valorização na última semana.