CI

Irrigação é fundamental para o sucesso na produção de noz-pecã

Tema foi debatido na live Segredos da Pecan promovida pelo IBPecan em seu canal no Yo


Foto: Pixabay

A importância da irrigação para o sucesso na produção de noz-pecã foi o tema central da última edição da live "Segredos da Pecan", realizada na terça-feira, 30 de julho. O evento, promovido mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) em seu canal no YouTube, contou com a apresentação do associado Lailor Garcia e teve como palestrante o professor doutor Ezequiel Saretta, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Cachoeira do Sul (RS). Na abertura da live, Lailor Garcia destacou que a irrigação é um dos manejos mais cruciais para quem deseja produzir noz-pecã com qualidade. 

O professor Ezequiel Saretta reforçou a importância de instalar um sistema de irrigação nos pomares para garantir a safra e evitar frustrações futuras. "Independente do tipo de irrigação, o produtor deve considerar relevante fornecer água para a planta. A irrigação é personalizada para cada área, envolvendo planejamento e controle no campo", explicou.

Saretta ressaltou que é necessário definir o objetivo do pomar, se é para paisagismo ou produção, sendo que a produção exige investimento e um plano de negócios. Ele destacou que, em países grandes produtores de noz-pecã, como os Estados Unidos, a pesquisa se concentra na quantidade de água a ser aplicada nas plantas. "No Brasil, ainda estamos buscando respostas para questões frequentes, como a necessidade de irrigação no início da produção", observou.

O professor enfatizou a importância de irrigar a planta desde o primeiro instante do plantio e em todas as suas fases. "Um pomar jovem precisa ser totalmente produtivo. Não podemos nos dar ao luxo de perder área por falta de água", destacou, mencionando uma pesquisa realizada no Brasil em 2021 que mostrou que plantas jovens irrigadas apresentam um aumento na circunferência do tronco.

Ezequiel Saretta também salientou que pomares em produção precisam ser irrigados. "Tudo depende da água: adubação, produção e safras subsequentes. Um pomar bem irrigado desde o início ajuda a diminuir a alternância de produção ao longo dos anos", alertou, citando como exemplo de sucesso a propriedade Quinta da Sete, em Cachoeira do Sul (RS), de Lailor Garcia.

O palestrante apontou desafios para os pomares em formação, como a alternância de produção e os problemas causados por El Niño e La Niña. "Um sistema de irrigação, mesmo em um ano de El Niño, garante a produção", afirmou, finalizando ao reforçar que a nogueira responde positivamente à irrigação e que o produtor deve buscar suporte técnico, investir em reservatórios, automação, manejo e ter cuidado com algumas informações na internet. As informações foram divulgadas pela assessoria do IBPecan.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.