Produtores buscam soluções para estiagem na Expodireto
Expodireto Cotrijal 2025 tem sido palco de debates e busca por tecnologias

A Expodireto Cotrijal 2025 tem sido palco de debates e busca por tecnologias que ajudem os produtores a enfrentar desafios como a estiagem que afeta a safra gaúcha. Entre os principais interesses dos visitantes estão insumos que aumentem a produtividade e manejos que reduzam os impactos da seca.
A área de Produção Vegetal conta com a participação de 59 empresas expositoras, abrangendo setores como sementes, fertilizantes, defensivos, biotecnologia, manejo do solo, agricultura de precisão e tecnologias de aplicação. Agricultores de diversas regiões têm aproveitado a feira para buscar informações e soluções inovadoras.
O produtor Jocélio Facco, de Cruz Alta (RS), acompanhado do filho Ricardo, cultiva 8,6 mil hectares em cinco municípios e destaca a importância da feira para atualização tecnológica. “Viemos todos os anos para a Expodireto Cotrijal porque ela é uma grande vitrine de novas tecnologias. Aqui encontramos tudo o que há de novo para a propriedade e que pode nos auxiliar na busca por melhores resultados”, afirmou. Um dos principais desafios enfrentados pela família é o manejo de plantas daninhas na produção de soja, o que os motivou a buscar informações sobre novas cultivares e defensivos.
Já Márcio Grahl, que cultiva 780 hectares em Victor Graeff (sendo 180 próprios e 600 arrendados), acompanhou a palestra sobre as perspectivas climáticas no estande da Produção Vegetal. Com a estiagem impactando diretamente a safra de soja, ele se mostra preocupado com os custos da produção. “Não deve cobrir os custos gerais e é a quarta safra com estiagem em poucos anos. Precisamos vir na feira para buscar informação que nos ajude na tomada de decisão”, explicou.
A programação do evento inclui o Momento Especialista do Agro, uma iniciativa que possibilita aos produtores conversar diretamente com especialistas do setor. Segundo o gerente de Produção Vegetal da Cotrijal, Alexandre Doneda, a feira destaca soluções já testadas e validadas. “Trazemos manejos testados e validados pela Cotrijal e um dos focos é a conservação do solo, com investimentos em fertilidade, rotação de culturas e uso de biológicos”, informou.
Entre os destaques da programação, na quinta-feira (13) à tarde, ocorre a palestra sobre Manejo de plantas daninhas no sistema de produção, com Mário Bianchi. Já na sexta-feira (14) pela manhã, será realizado o Momento Mais Elas, com Silvia Bampi.
A Expodireto Cotrijal segue como um espaço essencial para o agronegócio, proporcionando conhecimento técnico e acesso a novas tecnologias que podem auxiliar na superação dos desafios climáticos e produtivos.