CI

Clima úmido afeta algodão argentino

Chuvas interrompem colheita, mas beneficiam safra de inverno na Argentina



Foto: Canva

As chuvas registradas em áreas agrícolas da Argentina interromperam parcialmente a colheita das culturas de verão, mas contribuíram para a reposição da umidade no solo, beneficiando o preparo da próxima safra de grãos de inverno. As informações constam no boletim Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta terça-feira (8) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Segundo o relatório, precipitações moderadas a fortes, entre 25 e 50 milímetros, foram registradas no sudeste da província de Buenos Aires, além de partes do Chaco e de Santa Fé. O USDA informou que, embora essas chuvas tenham sido prematuras para o algodão e tenham interferido na colheita, foram úteis para recuperar as reservas hídricas necessárias ao desenvolvimento das lavouras de inverno.

"As temperaturas semanais ficaram de 3 a 5 graus Celsius abaixo da média nas principais regiões agrícolas do país", aponta o boletim. As máximas diurnas variaram entre 25 °C e 30 °C. Já as mínimas noturnas oscilaram de 5 °C a 10 °C nas áreas agrícolas do norte, enquanto em Córdoba e no sul de Buenos Aires os termômetros marcaram valores próximos ou ligeiramente acima de zero grau.

De acordo com dados divulgados pelo governo argentino, até o dia 3 de abril, 75% da colheita de girassol havia sido concluída. A colheita de milho, por sua vez, alcançava 17% da área total cultivada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.