CI

Controle de ramulária: algodão passa a fazer parte da linha de fungicidas Airone

Veja as novas recomendações



Foto: Arquivo

Conforme o Artigo 22, §4º, Inciso III do Decreto nº 4074 de 2002, foram aprovadas novas recomendações de uso para os fungicidas Airone Scudo (registro nº 7119) e Airone Inox (registro nº 7019), que passam a incluir a cultura do algodão para o controle da doença Ramularia areola. As alterações foram registradas nos processos nº 21016.007148/2022-90 e nº 21016.007193/2022-44, respectivamente.

A inclusão da cultura do algodão nesses Fungicidas, que será aplicada de forma preventiva no estágio de desenvolvimento V8 da planta, foi avaliada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pela ANVISA e pelo IBAMA. Para obter a aprovação, a empresa responsável pelos produtos apresentou parecer técnico que justificou a necessidade das inclusões, com testes que comprovam a eficácia e a viabilidade dos produtos. Além disso, a documentação submetida incluiu orientações sobre dosagem, modo de ação, preparo da calda, número e intervalo de aplicações, segurança, e informações sobre resíduos, resistência ao produto e uso de equipamentos de proteção individual.

Clique aqui e acesse AGROLINKFITO

A Ramularia areola é um fungo que ataca as folhas do algodoeiro, com ocorrência frequente nas regiões produtoras do Brasil. A doença é particularmente prevalente em períodos de chuvas e pode se manifestar tanto no final do ciclo quanto precocemente, causando redução da área foliar e da fotossíntese. Em casos graves, pode levar à senescência e desfolha precoce, o que compromete a formação e qualidade das maçãs de algodão, impactando diretamente a produtividade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.