Pastagem Zuri cresce com reuso de águas
“A reutilização de águas residuárias da suinocultura foi aplicada com sucesso"
A reutilização de águas residuárias da suinocultura foi aplicada na Fazenda Ilza, do Grupo Auma, em um projeto de fertirrigação liderado por Daniella Ferreira, consultora da EVECA. Segundo informações compartilhadas pela especialista, a técnica foi utilizada em 13 hectares de pastagem Zuri, resultando em uma produção de 559.240 kg de massa verde (43,01 t/ha). Parte dessa produção foi convertida em silagem, aumentando significativamente a capacidade de suporte animal (UA/ha).
“A reutilização de águas residuárias da suinocultura foi aplicada com sucesso na Fazenda Ilza, do Grupo Auma, como parte de uma estratégia para intensificar a produção com foco em sustentabilidade e redução de custos”, comenta ela.
Pesquisas indicam que o uso de águas residuárias pode elevar em até 30% a produção de massa seca em pastagens como Tifton 85 e Xaraés. Além disso, a técnica reduz a necessidade de fertilizantes minerais, promovendo uma adubação eficiente e equilibrada. Entre as vantagens destacadas estão redução de custos com insumos químicos, maior sustentabilidade ambiental, incremento da produtividade e possibilidade de geração de créditos de carbono pela redução de emissões de gases de efeito estufa.
“O projeto na Fazenda Ilza reforça a importância do monitoramento contínuo da qualidade da água e do solo, garantindo segurança e eficiência no processo. Os resultados mostram que a fertirrigação é uma solução viável para produtores que buscam aliar sustentabilidade ambiental, alta produtividade e novas fontes de renda”, conclui, em uma publicação na rede social LinkedIn.