Produtos com bônus no PGPAF incluem açaí, banana, mandioca
Conab divulga lista de produtos com bônus do PGPAF para janeiro
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial da União, a lista mais recente de produtos contemplados pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). O programa oferece descontos em parcelas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para agricultores cujos cultivos registraram preços abaixo do patamar garantido.
Entre as novidades deste mês, destaca-se a inclusão da batata, no Paraná, e a saída da cana-de-açúcar da relação de produtos beneficiados. Além da batata, itens como açaí, banana, cará/inhame, castanha-de-caju, cebola, erva-mate, feijão caupi, manga, mel de abelha, raiz de mandioca, tomate e trigo também fazem parte da lista de janeiro, com alterações nos estados contemplados.
A portaria que determina os valores do bônus mensal foi divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Os novos valores entram em vigor em 10 de janeiro de 2025 e seguem válidos até 9 de fevereiro de 2025. Além disso, os preços de garantia para o PGPAF foram atualizados conforme a Resolução Nº 5.188, de 19 de dezembro de 2024. A lista completa e os percentuais de bônus podem ser consultados na Portaria SAF/MDA Nº 301, de 7 de janeiro de 2025.