Tocantins tem safra recorde de grãos em 2024/25
Soja lidera produção de grãos no Tocantins

Segundo informações divulgadas pela Governo do Tocantins com base nos dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado deve encerrar o ciclo 2024/25 com a maior produção de grãos da sua história. A safra estadual deve atingir 8,9 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 16% em relação ao volume colhido no ciclo anterior, que foi de 7,69 milhões de toneladas.
De acordo com o 7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, publicado no último dia 10 de abril, o avanço acompanha a tendência nacional de expansão. A produção total de grãos no Brasil foi estimada em 330,3 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 32,6 milhões de toneladas frente à safra 2023/2024. Caso o volume seja confirmado, será o maior já registrado pela série histórica da Conab.
A soja lidera a produção no Tocantins, com estimativa de 5,4 milhões de toneladas, crescimento de 1,8% em relação à safra anterior. O milho vem na sequência, com 2,3 milhões de toneladas, alta de 13,6%. O arroz foi estimado em 779,2 mil toneladas, com elevação de 3,4%. sorgo e feijão registraram 111,5 mil e 73,13 mil toneladas, respectivamente, enquanto o gergelim manteve estabilidade.
O levantamento também aponta que a colheita da primeira safra de soja no país está em ritmo acelerado. A Conab estima uma produção nacional de 167,9 milhões de toneladas da oleaginosa, o que representa um crescimento de 20,1 milhões de toneladas na comparação com a safra passada. Segundo a Companhia, esse desempenho pode resultar no maior volume já colhido da cultura no Brasil.
A colheita do arroz também avança no país, com mais de 60% da área plantada já colhida até o início de abril. O Tocantins segue como o principal produtor de grãos da região Norte e o segundo maior quando se considera as regiões Norte e Nordeste.