CI

Porto de Moçambique vai expandir terminal de cereais

Atualmente, o terminal possui cinco silos



Atualmente, o terminal possui cinco silos Atualmente, o terminal possui cinco silos - Foto: Pixabay

Em resposta ao aumento dos volumes de movimentação de grãos nos últimos anos, a Maputo Port Development Co. (MPDC) e a Maputo Grain Terminal SA (MGT) firmaram uma parceria com a MEREC Industries para ampliar significativamente a capacidade do terminal de grãos do porto de Moçambique. O projeto, avaliado em US$ 5 milhões, elevará a capacidade estática do terminal de 25.000 para 45.000 toneladas, permitindo que a capacidade anual passe de 170.000 para 350.000 toneladas, conforme anunciado pelo porto em 13 de setembro.

Atualmente, o terminal possui cinco silos, cada um com capacidade para 5.000 toneladas. Com o novo acordo, a MGT planeja construir quatro silos adicionais e melhorar a infraestrutura ferroviária, visando otimizar a logística e a eficiência das operações. A previsão é que a construção dos novos silos seja concluída em 18 meses. Segundo a MPDC, "este investimento reforça o compromisso de fortalecer a capacidade logística e a competitividade do Porto de Maputo no mercado regional e internacional", dentro do acordo de concessão estendido em fevereiro deste ano.

Nos últimos anos, o Porto de Maputo, localizado na costa leste da África Austral, observou um crescimento consistente no volume de grãos movimentados. Em 2023, o terminal alcançou 166.000 toneladas, refletindo o aumento da demanda por serviços na região. Com a expansão, a próxima fase do projeto incluirá a ampliação dos serviços de manuseio para novos produtores de grãos e a exploração de novas oportunidades de exportação e trânsito para países vizinhos e mercados internacionais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.