CI

Chuvas beneficiam solo europeu, mas atrasam colheitas

Clima seco no sul da Europa favorece plantio de inverno



Foto: Divulgação

De acordo com o boletim Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado na terça-feira (8) pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as chuvas se expandiram por grande parte da Europa, enquanto áreas do sul ainda enfrentam seca. O período chuvoso persistiu por mais uma semana, com precipitações variando de 5 a 55 mm em regiões como Inglaterra, França, norte da Espanha, Polônia e Estados Bálticos. Chuvas intensas também atingiram a Itália, e inundações foram registradas no oeste da Eslovênia (até 343 mm), oeste da Croácia (183 mm), Montenegro (230 mm) e oeste da Albânia (212 mm).

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

A umidade proporcionada por essas chuvas beneficiou o solo para o plantio de culturas de inverno, mas atrasou a colheita de safras de verão e o plantio tardio em várias das áreas mais afetadas. Em contrapartida, chuvas muito esperadas chegaram à Hungria, que vinha sofrendo com seca, registrando 10 a 25 mm, e aos Bálcãs do sul, com precipitações de 20 a 55 mm, melhorando as condições de umidade para os grãos de inverno e sementes oleaginosas. Em regiões do sul da Europa, como centro e sul da Espanha, sul da Itália e norte da Grécia, o clima permaneceu predominantemente seco, o que favoreceu o trabalho de campo e o plantio de culturas de inverno.

As temperaturas na Europa apresentaram um padrão de resfriamento, ficando até 3°C abaixo da média em quase todas as regiões, exceto no sudoeste e sudeste, onde o calor continuou, com temperaturas entre 1 a 3°C acima do normal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.