Previsão indica mais de 100 mm de chuva no RS
Instabilidade predomina em todo o território gaúcho

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Monitoramento da Defesa Civil emitiram alertas sobre as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira (7). O aviso do Inmet, com grau de severidade "Perigo", é válido até as 10h de terça-feira (8) e prevê acumulados entre 50 e 100 mm por dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Segundo a Defesa Civil, o Estado está sob status de alerta laranja nas regiões Oeste, Sul, Campanha, Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra, Vales, Norte e Litoral. Nessas áreas, o risco de temporais isolados, descargas elétricas e chuvas persistentes é elevado. As demais regiões estão em nível de atenção amarelo, com possibilidade de chuva moderada a forte e descargas elétricas.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Nesta segunda-feira (7), a instabilidade predomina em todo o território gaúcho. As chuvas, que devem ser contínuas e fortes, podem vir acompanhadas de rajadas de vento entre 50 e 80 km/h. Nas regiões das Missões, Fronteira Oeste e Centro, os acumulados variam entre 40 e 80 mm/dia, podendo chegar a 100 mm/dia em áreas da Campanha e Oeste.
Na terça-feira (8), o avanço de um sistema de baixa pressão manterá o tempo fechado. A previsão indica temporais isolados, ventos fortes e volumes de chuva de até 100 mm/dia no Norte, Sul e áreas do Litoral. O mar deve permanecer agitado, aumentando os riscos nas áreas costeiras.
A quarta-feira (9) seguirá com tempo instável, principalmente nas regiões Sul, Costa Doce e Litoral Norte e Médio. As chuvas devem variar entre 15 e 40 mm/dia, com pontos isolados chegando a 100 mm/dia. Ventos de até 80 km/h são esperados nas faixas litorâneas.
Na madrugada de quinta-feira (10), a chuva continua nas regiões costeiras, com acumulados entre 15 e 40 mm/dia.