Frigorífico amplia presença na América do Sul
A expansão permite à Minerva potencializar sua capacidade
A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul, concluiu a aquisição de ativos da Marfrig no Brasil após aprovação do CADE. Com a transação, Minerva adiciona 13 plantas de abate e desossa de bovinos e ovinos, além de um centro de distribuição, ampliando sua capacidade para 22.536 cabeças/dia em 21 unidades no Brasil. A aquisição, anunciada em agosto de 2023, inclui também uma planta na Argentina e outra no Chile, o que eleva sua capacidade a 5.978 cabeças diárias no território argentino e 25.716 nas operações de ovinos na Austrália e no Chile.
Essa expansão reforça a presença da Minerva em mercados internacionais, com maior exposição na América do Norte, Europa, Oriente Médio e Ásia, consolidando-se como principal fornecedora de carne bovina para a China, com o maior número de plantas habilitadas para exportação ao país. A integração das novas operações fortalece a posição da empresa para atender à demanda global crescente, aproveitando a eficiência produtiva da América do Sul e gerando sinergias operacionais e comerciais.
A expansão permite à Minerva potencializar sua capacidade no mercado global de proteína animal, além de otimizar os ciclos de produção de gado nos países sul-americanos onde atua. No mercado interno, a Minerva também se fortalece como a segunda maior produtora de carne bovina da América do Sul, ampliando sua presença no mercado doméstico.
Fernando Queiroz, CEO da Minerva Foods, destaca que a aquisição é um passo importante na estratégia da empresa. “Estamos entusiasmados em fortalecer nosso time com os novos integrantes das plantas integradas”, afirma o executivo. A operação inclui ainda três plantas no Uruguai, em análise regulatória, somando 16 unidades de abate e desossa na América do Sul, em um investimento de R$ 7,5 bilhões.