CI

Governo do RS busca apoio para renegociação de dívidas

Governo gaúcho negocia apoio federal para o agronegócio



Foto: Divulgação

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, reuniu-se na segunda-feira (24) com lideranças do agronegócio no Palácio Piratini para discutir medidas emergenciais e estratégias de longo prazo para o setor. O encontro abordou os impactos de eventos climáticos extremos e a necessidade de apoio federal para a renegociação das dívidas dos produtores.

Leite destacou que a irrigação é essencial para aumentar a resiliência do setor, mas enfrenta barreiras financeiras. "Não conseguimos avançar com a irrigação se o produtor está endividado. É preciso resolver essa questão", afirmou. O presidente da Farsul, Gedeão Pereira, reforçou a importância da renegociação para viabilizar investimentos em ações estruturantes.

A securitização das dívidas foi debatida, com consenso sobre a necessidade de buscar alternativas para garantir maior sustentação ao setor. "A securitização pode ser um caminho, mas precisamos também trabalhar com outras possibilidades para encontrar uma solução que dê mais sustentação ao setor", ponderou Leite.

No dia seguinte, o governador esteve em Brasília para buscar apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). "Deixamos muito claro a necessidade do Rio Grande do Sul relacionada à renegociação das dívidas dos nossos produtores. Precisamos de todo o apoio possível, e a CNA é fundamental para construirmos um entendimento nacional sobre a situação do Estado", disse.

Antes, Leite já havia se reunido com o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, apresentando as propostas do governo estadual para o setor. "Sabemos que não é sobre resolver simplesmente o passado dessas dívidas constituídas, mas é sobre dar capacidade aos nossos produtores para tomarem crédito e obterem financiamento para investirem no futuro", ressaltou.

No próximo dia 31, está prevista uma nova reunião no Palácio Piratini com integrantes do governo estadual, deputados estaduais e federais e entidades do setor para dar continuidade às negociações.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.