CI

Brasil é o sexto maior produtor de cacau do mundo

O Dia do Cacau é comemorado nesta terça-feira (26)



Foto: Divulgação

O Dia do Cacau é comemorado nesta terça-feira (26), reforçando a importância do fruto para a economia e a cultura brasileira. Originário da Amazônia e utilizado desde os tempos dos incas e astecas, o cacau se consolidou como a base do chocolate e como um dos principais produtos agrícolas do país.

No Brasil, a cadeia produtiva do cacau conta com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). A instituição possui uma das coleções mais ricas do mundo, reunindo dez grupos genéticos do fruto, com destaque para a diversidade da Amazônia. O principal tipo cultivado no país é o Amelonado, caracterizado por casca amarela e aroma mais sutil.

Os estudos conduzidos pela Ceplac têm foco no melhoramento genético do cacau, com objetivo de desenvolver variedades mais produtivas e resistentes a doenças e mudanças climáticas. As pesquisas também buscam inovações para o setor, incluindo novas formulações para o chocolate.

O Brasil ocupa atualmente a sexta posição entre os maiores produtores de cacau do mundo. O cacaueiro começa a produzir, em média, aos três anos e pode seguir em produção por até um século. O cultivo nacional tem avançado com a adoção de práticas sustentáveis, impulsionadas pela Lei nº 14.877/24, sancionada no ano passado. A nova legislação criou os selos verdes Cacau Cabruca e Cacau Amazônia, que serão concedidos a produtores que seguirem boas práticas ambientais na lavoura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.