Acidentes em silos diminuem nos EUA
Em 2023, foram registrados 55 casos, incluindo 27 aprisionamentos de grãos
O número de incidentes agrícolas confinados documentados nos Estados Unidos registrou uma queda de 34% em 2023 em relação ao ano anterior, conforme estudo da Universidade Purdue. Esse total também foi inferior à média dos últimos cinco e dez anos. Desde a década de 1970, o Departamento de Engenharia Agrícola e Biológica da universidade investiga e documenta incidentes em instalações de armazenamento e manuseio de grãos, tanto em fazendas quanto em locais comerciais.
Em 2023, foram registrados 55 casos, incluindo 27 aprisionamentos de grãos, quatro quedas em ou de estruturas de armazenamento, cinco asfixias por falta de oxigênio em ambientes tóxicos, seis emaranhamentos de equipamentos durante o trabalho em espaços confinados e nove incêndios ou explosões em instalações de manuseio de grãos. Desses casos, 29 resultaram em fatalidades e 26 foram não fatais.
Apesar dos esforços dedicados para mitigar esses incidentes, os pesquisadores destacaram que a frequência e a gravidade continuam preocupantes. O número de aprisionamentos de grãos diminuiu 36% em comparação a 2022, mas 59% desses incidentes resultaram em fatalidades, superando a média de cinco anos. A maioria dos aprisionamentos ocorreu na região Centro-Oeste dos EUA.
Foram registradas nove explosões de pó de grãos em 2023, sem fatalidades documentadas. Três dessas explosões resultaram em ferimentos não fatais, abaixo da média de 10 anos, que é de 9,5 feridos e 1,2 fatalidades. As explosões ocorreram em diferentes instalações, incluindo uma usina de etanol, um moinho de trigo e várias plantas de processamento de grãos.