CI

Quantidade adequada de sementes pode aumentar produtividade no campo

Cada cultura responde de maneira diferente à densidade de semeadura



Foto: Pixabay

A agricultura digital está revolucionando cada vez mais as atividades agronômicas dos cultivos no Brasil. Um dos benefícios mais interessantes trazidos por esta revolução é a possibilidade de otimização e potencialização dos insumos utilizados na lavoura, entre eles as sementes. Neste sentido, o xarvio® lançou recentemente uma solução para a chamada semeadura em taxa variável, que apresentou um potencial de incremento médio de 2,2% de produtividade no cultivo da soja, 2,4% no cultivo do algodão e 5,4% no cultivo do milho.

Esta prática utiliza de algoritmos avançados para analisar a viabilidade de cada zona de talhão, olhando para dados históricos, condições atuais e diversas outras variáveis. Isso ajuda os agricultores a ter maior agilidade e precisão em sua tomada  de decisão, e consequentemente mais produtividade em sua lavoura de forma sustentável e eficiente. Além disso, hoje também estão disponíveis tecnologias capazes de detectar o potencial produtivo de cada região do talhão, com base em imagens de satélite e Drones, que são analisadas por inteligência artificial e transformadas em mapas detalhados.

Estes mapas podem ser conectados às máquinas para distribuir automaticamente as sementes de acordo com o potencial de cada área específica do talhão. “Os resultados da nossa recém-lançada solução digital de Semeadura em Taxa Variável, já disponível na plataforma xarvio® FIELD MANAGER para o plantio da safra 24/25, têm sido expressivos em diversas regiões do Brasil”, comenta Ricardo Arruda, Gerente de Tecnologia Agronômica do xarvio® Digital Farming Solutions Brasil. soja e algodão: menos sementes nas áreas mais produtivas

Para estas culturas, em áreas de alto potencial produtivo, reduzir a densidade de semeadura pode aumentar a produtividade. Isso porque a quantidade de sementes tem influência na capacidade de engalhamento da soja e do algodão. Engalhamento é o processo de produção de ramos laterais, que podem gerar mais flores e frutos. No caso da soja e do algodão, um maior engalhamento pode resultar em mais produtividade, porque as plantas têm mais espaço para crescer lateralmente. Efeitos da densidade de semeadura no cultivo de milho Quando se trata do cultivo do milho, a lógica é diferente.

Um maior crescimento lateral pode aumentar o número de espigas de baixa qualidade, reduzindo a produtividade. Portanto, em áreas de maior potencial produtivo, uma densidade maior de sementes pode ser benéfica. Isso pode resultar em uma maior produção de espigas de alta qualidade e, consequentemente, de grãos. Adotando a agricultura digital A agricultura digital é uma ferramenta poderosa, mas é importante buscar orientação de um profissional especializado para sua adoção. Um especialista poderá auxiliar na escolha das soluções e no planejamento da implementação das tecnologias na propriedade.

"Com o plantio em taxa variável, consegui uniformizar melhor os talhões, deixando a lavoura mais eficiente e, dessa forma, tivemos um aumento significativo em produtividade", afirma João Kupka, Gerente da Fazenda Vitória e cliente xarvio®.  “O xarvio® Digital Farming Solutions é a marca global de agricultura digital da BASF, e temos uma longa trajetória ao lado do produtor rural brasileiro. Somos parceiros no constante desenvolvimento e no apoio à adoção de novas tecnologias. Oferecemos soluções para toda a jornada do produtor, desde o plantio até a colheita, tudo em uma única plataforma, levando praticidade, economia, otimização de recursos e sustentabilidade para as operações”, finaliza Ricardo Arruda.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.