CI

Colheita do feijão avança, mas estiagem afeta qualidade

A produtividade segue variável



Foto: Canva

Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado na última quinta-feira (6), a colheita da primeira safra de feijão no Rio Grande do Sul está em fase final nas regiões que adotam o cultivo em duas safras. A produtividade segue variável, dependendo do uso de insumos e das condições climáticas durante o ciclo produtivo.

Os grãos colhidos nas lavouras mais precoces apresentam peso e qualidade adequados, garantindo boa aceitação no mercado. No entanto, a qualidade dos grãos colhidos recentemente caiu significativamente, afetando a rentabilidade dos produtores. A produtividade média alcançada no estado está estimada em 1.600 kg por hectare.

Na região de Ijuí, 86% da área já foi colhida, mas a produtividade das lavouras de sequeiro caiu, resultando em grãos com tegumento enrugado, tamanho reduzido e coloração pálida. Além disso, a umidade extremamente baixa dos grãos tem dificultado a colheita, exigindo cuidados adicionais para evitar perdas. O rendimento médio ficou em 1.900 kg/ha.

Já na região de Pelotas, o ciclo produtivo ainda está em andamento. Atualmente, 8% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 10% em floração, 20% no enchimento de grãos, 19% em maturação e 43% já foram colhidos. A produtividade varia entre 1.200 e 1.500 kg/ha, com algumas áreas alcançando 1.800 kg/ha.

Em Santa Maria, as lavouras semeadas mais cedo (70% da área) tiveram bons resultados, enquanto as demais foram fortemente impactadas pela estiagem, comprometendo a produção.

Na região de Soledade, onde a colheita já foi concluída, a produtividade média ficou em 1.500 kg/ha, e a qualidade do produto foi considerada satisfatória.

Nos Campos de Cima da Serra, onde a semeadura ocorre mais tarde (final de dezembro e início de janeiro), as lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo e floração. A sanidade das plantas é adequada, e os produtores realizam pulverizações para o controle de pragas e doenças.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.