CI

Agrishow celebra 30 anos com homenagens a fundadores

Homenagens marcam abertura da 30ª edição da Agrishow



Foto: Redação Agrishow

A cerimônia de abertura da 30ª edição da Agrishow, realizada neste domingo (27), foi marcada por homenagens às empresas que idealizaram e consolidaram a feira, hoje considerada a principal vitrine de tecnologia agrícola da América Latina. Baldan, Marchesan, Jumil e Jacto foram reconhecidas pela iniciativa de, há três décadas, unirem esforços para fortalecer o setor.

Durante a solenidade, o presidente João Marchesan afirmou que "a Agrishow é resultado da união e coragem de empresas, juntamente com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), em torno de um ideal que se tornou um marco significativo no agronegócio brasileiro, se destacando como a maior feira de tecnologia agrícola a céu aberto. Ao longo de três décadas, a Agrishow se fortalece e consolida seu lugar na história".

Marchesan também prestou homenagem a Sérgio Magalhães, ex-presidente da Abimaq e um dos fundadores da feira, que recebeu o título de presidente emérito da Agrishow. "Somos gratos a essas pessoas que tiveram a coragem de insistir em algo que nunca imaginávamos que iria assumir as proporções alcançadas hoje", destacou.

Autoridades presentes ressaltaram a importância da feira para a economia brasileira. O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou que "quando o agro vai bem, ajuda a indústria e quando a indústria vai bem, ajuda o agro. São setores interligados, indispensáveis na engrenagem econômica do país". Para ele, "a Agrishow se apresenta como um dos personagens fundamentais nesse sistema que beneficia, não apenas a economia, mas a sociedade como um todo".

Alckmin também frisou que a inovação é central para garantir o protagonismo brasileiro na aplicação de tecnologias no campo e em outros setores.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai Filizzola, destacou a transformação recente do agronegócio nacional. "A tecnologia embarcada diminuiu o desperdício, aumentou a lucratividade e levou prosperidade ao produtor. Em poucas décadas, o setor do agro brasileiro deixou de ser importador para se tornar um grande exportador, com impacto direto na evolução e fortalecimento do setor e da economia do país", observou.

Com o slogan “O Futuro do Agro de A a Z”, a Agrishow 2025 reforça seu compromisso em promover temas estratégicos para o setor, como a adoção de tecnologias digitais no agronegócio.

A programação da feira prossegue nesta segunda-feira (28) com diversos eventos. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) realiza, às 14h, uma coletiva para apresentar os pedidos para o Plano Safra 2025/2026, com participação de parlamentares como Pedro Lupion, Arnaldo Jardim e Alceu Moreira.

Além disso, o espaço Agrishow Labs conecta startups do agronegócio a produtores. Estão programadas palestras sobre mudanças climáticas, financiamento agrícola e as perspectivas futuras para a agricultura, com nomes como o Prof. Dr. Paulo Alexandre M. Figueiredo, Ricardo Brito e Roberto Rodrigues. A presidente da Embrapa, Dra. Silvia Massrhua, também apresentará a palestra "O futuro da nossa agricultura".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.