CI

Governo atualiza zoneamento agrícola para cultivo de canola

Atualização visa proporcionar maior embasamento técnico para o cultivo da cultura



Foto: Pixabay

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, nesta terça-feira (14), no Diário Oficial da União, a atualização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para a cultura da canola, que tem se expandido no Brasil. A atualização visa proporcionar maior embasamento técnico para o cultivo da cultura, especialmente nas regiões tropicais.

Em 2024, o Brasil cultivou 186.240 hectares de canola, com a principal zona de produção localizada no Rio Grande do Sul, seguida por Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina e o Distrito Federal. Segundo Gilberto Cunha, agrometeorologista da Embrapa Trigo e coordenador do trabalho, o ZARC atualizado trará melhores condições para o avanço da cultura no país, proporcionando uma gestão mais eficiente dos riscos climáticos.

A canola é uma cultura de inverno que se destaca pela alta produtividade de óleo por hectare. A totalidade da produção de canola no Brasil é voltada para a produção de óleo comestível, além de ser utilizada para biocombustíveis e como farelo na alimentação animal. O óleo de canola é conhecido por seu elevado valor nutricional e pode ser utilizado para diversos fins industriais.

Com a atualização de 2024, o ZARC foi elaborado com base na nova sistemática de avaliação da disponibilidade de água nos solos, considerando seis classes em vez da tipificação anterior. A nova metodologia também inclui a análise de riscos de seca e geada para otimizar a produção e reduzir as perdas. A ferramenta contempla municípios e épocas ideais para a semeadura da canola, com a possibilidade de perdas de rendimento abaixo de 20%, 30% e 40%.

O ZARC para a canola pode ser consultado no aplicativo Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Agricultura Digital e disponível gratuitamente para iOS e Android, além de poder ser acessado pela plataforma Painel de Indicação de Riscos, no site do Ministério da Agricultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.