BASF e ONG Gaia+ iniciam ação em escolas da zona rural
Mais de 10 escolas na região rural de Ilhéus foram contempladas
A Divisão de Soluções para Agricultura da BASF e a ONG Gaia+, especializada em educação com compaixão, anunciam parceria inédita para promover ativações socioemocionais com profissionais da educação em 11 escolas da região de Ilhéus, na Bahia. Em comemoração ao Dia do Agricultor (28 de julho) e dando continuidade à ação “Nosso Legado Nasceu para Continuar”, as ações iniciaram na segunda quinzena de julho e se estendem até setembro.
As atividades têm como objetivo causar reflexão nos profissionais da educação (professores, gestores, coordenadores, assistentes de ensino, entre outros) para que possam incluir conceitos, conhecimentos e práticas sobre as habilidades socioemocionais em suas próprias vidas e nas dos estudantes. Além disso, a ação visa contribuir com as escolas e professores para propiciar uma melhor formação para o futuro, levando para dentro das escolas o impacto socioeconômico que a agricultura promove na comunidade.
Ao total, o projeto contemplará 80 profissionais, chegando a atingir mais de mil estudantes. Todos os profissionais serão convidados a participarem do curso de Formação “Aprendizagem para Corações e Mentes” (programa SEE Learning®, leia mais abaixo), ministrado pela ONG.
Na visão de Marcelo Batistela, vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF no Brasil, investir em educação, apoiar as escolas e investir nos profissionais da educação é fundamental, é cuidar do futuro do país. “Junto à família, temos a escola e, sobretudo, os professores, que criam o alicerce e direcionadores na nossa vida. Por isso, é essencial fomentar atividades como essa”.
Batistela também destaca a importância de olhar para as escolas nas zonas rurais. “Muitas vezes, enquanto as famílias estão se dedicando à agricultura, cultivando alimentos e gerando renda para a família, as crianças precisam estar na escola aprendendo e se preparando para o futuro. Essa é a agricultura levando prosperidade e dignidade nas diferentes regiões do nosso país”, conclui o VP.
A BASF também participa da ação presenteando as escolas participantes com tintas para intervenção artística junto aos alunos. “A proposta é a construção de um mural com a contribuição dos estudantes, representando a nossa interdependência e o trabalho coletivo na construção de um mundo melhor”, explica a gerente sênior de Marketing da Divisão Agro da BASF, Daniela Tavares. “Essa ação é uma forma de materializar e reforçar nosso compromisso pela agricultura, por tudo que amamos”.
Curso contempla compaixão e autoconsciência
A ONG Gaia+ é representante legal do SEE Learning® no Brasil. Trata-se de um programa de aprendizagem social, emocional e ética desenvolvido pelo Centro de Ciência Contemplativa e Ética Baseada na Compaixão da Universidade Emory (EUA), com o objetivo de fortalecer a compaixão, a autoconsciência e o engajamento social dos profissionais da educação e os estudantes. Além de temas como a compreensão e manejo das emoções, o desenvolvimento da empatia e tomada de decisões responsáveis, o programa adiciona o treino da atenção, o cultivo da compaixão, o fortalecimento da consciência sistêmica e a ampliação do engajamento ético.
O SEE Learning® contempla três das competências gerais a Base Nacional Comum Curricular: Autoconhecimento e Autocuidado; Empatia e Cooperação, Responsabilidade e Cidadania — que podem ser inseridos nas escolas, com intencionalidade e estruturação, por meio das experiências de aprendizagem (planos de aula) oferecidas pelo programa.
Segundo Gabriela Pacífico, diretora executiva da ONG Gaia+, “parcerias com empresas privadas, como a BASF, permitem que o nosso impacto seja ampliado ao mesmo tempo que continuamos honrando e atuando em nossa principal causa, a educação com compaixão. Nos dedicamos com amor e muito afinco para propor e implementar soluções baseadas em ciência que contribuem para um mundo melhor por meio da educação. Esta é mais uma iniciativa em parceria com a BASF, que fortalece nossa relação. Contamos com esse time especial para mobilizarmos e atendermos todo o Brasil.”
Confira a lista das escolas contempladas:
1. Escola Municipal Banco da Vitória Sede - Banco da Vitória
2. Escola Municipal Herval Soledade Anexo - EMBV
3. Escola Municipal Herval Soledade Morada do Porto
4. Escola Municipal Herval Soledade Cáritas Diocesana
5. Escola Municipal Herval Soledade Anexo - Vila Cachoeira
6. Escola Municipal de Juerana - Associação
7. Escola Municipal de Juerana - Retiro
8. Escola Municipal de Juerana - Brígido Portela | Mamoan
9. Escola Municipal de Juerana - Pedro Inacio
10. Escola Municipal de Juerana Sede - Prédio escolar
11. Escola Municipal Vila Nazaré Única unidade