CI

Setor avícola sofre perdas de mais de R$250 milhões

Setor está buscando linhas de financiamento viáveis para indústrias avícolas


Foto: Pixabay

Uma reunião virtual organizada pela Organização Avícola do Rio Grande do Sul (O.A/RS) na última sexta-feira (7/6) reuniu cerca de 70 representantes da avicultura gaúcha e do governo estadual. O objetivo foi avaliar a situação do setor após mais de um mês enfrentando os impactos de uma severa crise meteorológica que atingiu o Rio Grande do Sul desde o início de maio. Segundo dados da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), as perdas no setor já ultrapassam R$250 milhões, afetando aves de corte e poedeiras, material genético e infraestrutura.

José Eduardo dos Santos, presidente executivo da O.A/RS, apresentou as iniciativas que estão sendo tomadas para mitigar os danos. O setor está buscando linhas de financiamento viáveis para indústrias avícolas de todos os tamanhos, com solicitações encaminhadas aos governos estadual e federal, este último através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "Estamos em busca de crédito garantido para indústrias, cooperativas e produtores, além de acompanhar as ações emergenciais que o BNDES deve implementar", afirmou Santos. Ele destacou a importância do esforço estadual, mas enfatizou a necessidade urgente de financiamento para a recuperação das atividades após perdas tão significativas. "Precisamos desse apoio para continuar nosso trabalho, que coloca o estado em destaque no mercado exportador e produtor nacional e mundial, movimentando a economia e gerando empregos e renda", explicou.

Nestor Freiberger, presidente do Conselho Diretivo da O.A/RS, sublinhou a importância da colaboração entre todos os envolvidos. "É o momento de deixar as divergências de lado e nos unirmos por um bem maior, que é a avicultura gaúcha", declarou.

O secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, e o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Marcio Madalena, também participaram da reunião. Lemos ressaltou que o governo estadual está empenhado em criar as melhores condições para os setores produtivos, incluindo a avicultura. Madalena destacou a importância do setor agroindustrial e a necessidade de considerar esse elo como fundamental para garantir toda a cadeia produtiva do estado.

Ao final da reunião, Santos anunciou que novos encontros serão agendados para alinhar as demandas, analisar cenários e buscar soluções para uma recuperação mais robusta do setor avícola.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.