Período entre o pré e pós-parto exige atenção redobrada
Tarciso destaca a importância de estratégias nutricionais adequadas
O período de transição entre o pré e pós-parto é um dos momentos mais críticos na pecuária leiteira, demandando atenção especial para garantir o bom desempenho do rebanho. Segundo Tarciso Villela, coordenador técnico-comercial da Trouw Nutrition, é essencial criar condições ideais para que as vacas alcancem seu máximo potencial genético. Caso contrário, problemas como baixa performance, doenças metabólicas e reprodutivas, além do aumento do descarte involuntário de animais, podem surgir.
Uma das principais dificuldades para os produtores é entender as necessidades fisiológicas da fêmea nesse período. Além dos desafios relacionados ao parto e aos ajustes dietéticos, o estresse térmico por calor também representa um obstáculo significativo, aumentando o risco de inflamações e comprometendo a saúde do animal. A combinação desses fatores eleva a possibilidade de doenças e reduz a eficiência produtiva.
Para lidar com esses desafios, Tarciso destaca a importância de estratégias nutricionais adequadas, como o uso de aditivos modernos e programas de resfriamento durante o período seco. A maximização do consumo de matéria seca é uma das principais práticas, já que vacas bem alimentadas no pré-parto tendem a manter um bom desempenho produtivo e reprodutivo no pós-parto. Além disso, o uso de aditivos como Selko® Lactibute, que promove a saúde intestinal, e Reviva, que previne a hipocalcemia, são fundamentais para garantir a saúde do rebanho.
“Os melhores resultados são alcançados por produtores que assumem postura proativa, tomando decisões estratégicas e implementando ações com impacto positivo. É essencial compreender que o sucesso na produção leiteira está diretamente relacionado ao manejo consciente e ao uso de tecnologias baseadas em evidências científicas. Nesse sentido, a equipe técnica da Trouw Nutrition auxilia o produtor a aplicar as melhores práticas de acordo com a realidade de cada negócio, sempre buscando proporcionar bem-estar para alcançar a produtividade e a longevidade para o rebanho”, finaliza.