CI

Soja fecha semana pressionada em Chicago

Esse cenário desfavorável influenciou negativamente o sentimento dos investidores



Esse cenário desfavorável influenciou negativamente o sentimento dos investidores Esse cenário desfavorável influenciou negativamente o sentimento dos investidores - Foto: Leonardo Gottems

Segundo análise da StoneX, os contratos futuros da soja em Chicago encerraram a última sexta-feira (04) cotados a 977 cents por bushel, voltando a operar abaixo do patamar de US$ 10,00. A queda considerável foi motivada, principalmente, pelas tensões comerciais entre China e Estados Unidos, reacendidas após o presidente Donald Trump anunciar novas tarifas contra o país asiático na quarta-feira (02). Como resposta, a China impôs tarifas proporcionais, gerando grande apreensão no mercado devido ao peso chinês como principal importador global da oleaginosa.

Embora as tarifas em si não representem um impacto direto e imediato nas exportações dos EUA, o temor por uma perda de competitividade frente a outros países produtores aumentou. Esse cenário desfavorável influenciou negativamente o sentimento dos investidores, pressionando os preços futuros enquanto não houver uma resolução concreta entre os dois países.

Além das tensões comerciais, o mercado também acompanhou os dados divulgados na semana passada pela pesquisa de Intenções de Plantio dos Estados Unidos. A projeção de área plantada ficou em 33,8 milhões de hectares — um recuo em relação ao ano anterior e cerca de 200 mil hectares abaixo do que foi estimado pelo Fórum Agrícola. Apesar de estar dentro do esperado, o número reforça o foco do mercado na próxima safra americana.

Com base na área estimada e nos parâmetros de produtividade histórica (3,53 toneladas por hectare), a produção norte-americana de soja deve alcançar cerca de 118 milhões de toneladas. Mesmo com esse volume expressivo, o mercado acredita que não haverá grandes restrições no balanço de oferta e demanda, mas o comportamento climático nos próximos meses será determinante para a consolidação desses números.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.