CI

Mercado de cacau sente impacto das tarifas dos EUA

Queda sinaliza uma correção brusca após semanas de valorização



Foto: Pixabay

O mercado global de cacau iniciou abril sob forte pressão. Segundo dados divulgados pela Hedgepoint Global Markets, a recente imposição de tarifas comerciais pelos Estados Unidos já começa a impactar diretamente os preços e as rotas de comércio da commodity. A queda de 3,8% nos contratos futuros em Londres e de 3,7% em Nova York, na última terça-feira, sinaliza uma correção brusca após semanas de valorização.

A movimentação ocorre em um contexto de alta volatilidade, impulsionada pelo anúncio do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre novas tarifas para produtos importados. A medida provocou reações imediatas nos mercados globais e acentuou a instabilidade em setores estratégicos, como o de cacau.

Segundo a Hedgepoint, caso as tarifas se mantenham, compradores dos Estados Unidos devem buscar alternativas mais econômicas, o que pode alterar o fluxo comercial e a rota de processamento do produto. A projeção é de uma possível redução na moagem de cacau em território norte-americano, o que poderá gerar pressão nos preços domésticos e afetar toda a cadeia produtiva nos próximos meses.

A nova realidade reforça os temores de recessão global, à medida que os efeitos das barreiras comerciais começam a se espalhar por diferentes segmentos da economia. Atenta a esse cenário desafiador, a Hedgepoint anunciou que, a partir deste mês, irá ampliar sua cobertura sobre o mercado de cacau com análises periódicas voltadas a riscos, tendências e impactos econômicos. A proposta é oferecer insights estratégicos que auxiliem a tomada de decisão de players e exportadores da cadeia global da commodity.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.