Exportação de tilápia avança com desburocratização
Primeiro embarque foi realizado em Viracopos
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), realizou pela primeira vez, uma carga de pescado foi enviada aos Estados Unidos sem a necessidade de emissão da Certificação Sanitária Internacional (CSI), conforme dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A simplificação marca o início de uma nova era para as exportações brasileiras, alinhando-se a mudanças acordadas entre Brasil e EUA desde outubro.
Nesta operação, 34 toneladas de filé fresco de tilápia foram embarcadas, em caráter experimental, com o objetivo de testar os ganhos logísticos e operacionais do novo modelo. Os resultados preliminares são promissores: a redução do tempo total de transporte do pescado, desde o abate até as prateleiras americanas, caiu de 48 para 36 horas, garantindo maior frescor e competitividade.
A mudança no processo, segundo o Mapa, resulta de esforços conjuntos entre exportadores, importadores, agentes de carga, companhias aéreas e o sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). Com a simplificação, etapas que antes exigiam até duas horas no aeroporto agora levam menos de cinco minutos, conforme destacou Rita Lourenço, chefe do Vigiagro em Viracopos.
Além de maior agilidade, o modelo promete menor custo operacional, contribuindo para o aumento das vendas de pescado brasileiro nos Estados Unidos. "Os consumidores americanos terão acesso a um produto mais fresco, com maior prazo de validade e preço competitivo", ressaltou Rita.
O Brasil é o segundo maior exportador de pescados aos EUA, com o filé de tilápia liderando as vendas. A expectativa é de que a simplificação amplie ainda mais a presença do produto brasileiro no mercado americano.
De acordo com o Mapa, a gestão do Vigiagro está trabalhando em uma solução digital que permitirá a liberação automática das cargas. Essa inovação deve elevar ainda mais a eficiência logística, beneficiando toda a cadeia produtiva.