Minas Gerais lidera pedidos de crédito rural
Os financiamentos são direcionados, principalmente, para expansão produtiva
Uma pesquisa da Nagro, fintech especializada em crédito digital para o agronegócio, revelou os estados que mais solicitaram financiamento para produção rural entre 2022 e 2024. Minas Gerais lidera o ranking, com 24% das operações. Em seguida, aparecem Rio Grande do Sul (11%), Santa Catarina (9,1%) e Paraná (9%), consolidando a região Sul com quase 30% das solicitações, impulsionadas pela forte presença da pecuária. Goiás ocupa a quinta posição, com 7,8% dos pedidos.
Gustavo Alves, CEO e cofundador da Nagro, analisa estes dados. “Esse cenário reflete o perfil mais conservador dos produtores da região, que demonstram maior resistência à adoção de soluções digitais de crédito em comparação com os produtores dos estados do Sul, onde a adesão é mais expressiva”, comenta.
Apesar da importância do Centro-Oeste na agropecuária, os estados da região representam apenas 21% dos pedidos de empréstimos. Segundo Gustavo Alves, CEO da Nagro, isso reflete um perfil mais conservador dos produtores locais, que ainda demonstram resistência às soluções digitais de crédito, ao contrário do Sul, onde a adesão é maior.
Os financiamentos são direcionados, principalmente, para expansão produtiva, compra de equipamentos, melhoria da armazenagem e adoção de tecnologias. O crescimento da digitalização do crédito tem sido impulsionado pelo apoio governamental, com o Plano Safra destinando R$ 400,59 bilhões para financiamentos em 2024, 10% a mais que no ano anterior.
“Com o apoio de fintechs como a Nagro e iniciativas governamentais, produtores rurais em todo o Brasil têm encontrado cada vez mais oportunidades para expandir suas atividades, adotar tecnologias avançadas e ampliar a produção, gerando impactos positivos em toda a cadeia produtiva, incluindo o compromisso com práticas sustentáveis para equilibrar desenvolvimento econômico com a preservação ambiental”, conclui.