Enchentes totalizam 162 mortes nos Rio Grande do Sul
75 pessoas permanecem desaparecidas
Nesta quarta-feira (22), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul comunicou que o número de mortes confirmadas devido às chuvas e enchentes que atingiram o estado chegou a 162, conforme o boletim divulgado às 18h. Além disso, 75 pessoas permanecem desaparecidas. Os dados atualizados são divulgados diariamente às 9h, 12h e 18h.
Os temporais afetaram 467 municípios gaúchos, impactando 2.342.460 habitantes. Aproximadamente 581 mil pessoas estão desalojadas, enquanto mais de 68 mil permanecem em abrigos, totalizando mais de 649 mil gaúchos fora de suas casas. O levantamento também registra 806 feridos devido aos desastres naturais.
Veja também: RS: segundo óbito por leptospirose relacionado às enchente
A Defesa Civil estadual intensificou seus esforços para atender a população afetada e garantir a segurança. Até o momento, 82.666 pessoas e 12.358 animais foram resgatados.
A Defesa Civil do Estado orienta que as pessoas verifiquem se seus nomes constam na lista de desaparecidos. Caso constem, devem procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para regularizar os dados e retirar o nome da lista de desaparecidos.
Para aumentar o nível de prevenção, a Defesa Civil estadual oferece um serviço de alertas meteorológicos. Para se cadastrar e receber esses alertas, basta enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Uma confirmação será enviada, tornando o número apto a receber as informações sempre que forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via WhatsApp. Para acessar o serviço, registre-se pelo telefone (61) 2034-4611 ou clique aqui. Após o registro, interaja com o robô de atendimento enviando "Oi". Em seguida, compartilhe sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para receber as mensagens da Defesa Civil estadual.