CI

Exportação brasileira de algodão alcança novo recorde

Mato Grosso lidera exportações de algodão no país



Foto: Pixabay

De acordo com dados da análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a exportação brasileira de pluma de algodão continua a bater recordes. Em fevereiro de 2025, o Brasil enviou 274,63 mil toneladas da fibra, um aumento de 6,37% em relação ao mesmo mês de 2024. Esse é o maior volume exportado para o mês de fevereiro.

Mato Grosso, maior produtor de algodão do país, foi responsável por 66,32% das exportações brasileiras, com 182,14 mil toneladas enviadas ao exterior em fevereiro. No acumulado da safra 2023/24, entre agosto de 2024 e fevereiro de 2025, o estado já exportou 1,18 milhão de toneladas de pluma. Esse valor representa um aumento de 17,35% em comparação com o mesmo período da safra anterior, sendo o maior volume registrado até o momento para esse intervalo, segundo dados do Imea.

Os principais destinos da pluma mato-grossense são Vietnã, China e Paquistão, que juntos responderam por 57,34% das exportações do estado. O Vietnã lidera as compras, com 22,02% do total, seguido pela China (18,61%) e o Paquistão (16,71%).

Com o ritmo aquecido das exportações, espera-se que o Brasil e Mato Grosso, até o final da safra 2023/24, batam novos recordes de exportação, consolidando o país como o maior exportador mundial de algodão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.