CI

Esmagamento de soja cresce 26,65% em Mato Grosso

Crescimento do esmagamento está associado à maior demanda externa



Foto: Leonardo Gottems

Em fevereiro de 2025, o processamento de soja em Mato Grosso alcançou um recorde histórico para o mês, totalizando 1,07 milhão de toneladas. Esse volume representa um aumento de 26,65% em relação a janeiro de 2025 e de 0,85% na comparação com fevereiro de 2024. Os dados são do boletim informativo do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O crescimento do esmagamento está associado à maior demanda externa por coprodutos, especialmente o farelo de soja. Em fevereiro de 2025, as exportações desse subproduto aumentaram 3,30% em relação ao mesmo período do ano anterior, registrando o segundo maior volume da série histórica para o mês. Além disso, a ampla oferta de soja no estado contribuiu para o incremento no volume processado.

No entanto, a margem bruta de esmagamento apresentou uma leve queda. O indicador fechou fevereiro de 2025 com uma média de R$ 742,03 por tonelada, representando uma redução de 0,09% em relação a janeiro de 2025. Para o próximo mês, a margem bruta tende a diminuir ainda mais, com média de R$ 646,59 por tonelada, pressionada principalmente pela desvalorização dos subprodutos e pela alta no preço da soja, que nos últimos 15 dias subiu 2,97% em relação à quinzena anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.