Pesquisa agronômica avança no extremo norte de Mato Grosso
Os resultados são fundamentais para desenvolver estratégias de manejo
![Os resultados são fundamentais para desenvolver estratégias de manejo](https://www.agrolink.com.br/upload/imagens-resizes/e36f68f6b9ea42dc82b396a4e8069075_858x483.jpg)
Produtores do extremo norte de Mato Grosso já podem acessar novos dados de pesquisa e serviços agronômicos oferecidos pela Fundação Mato Grosso (Fundação MT). A instituição instalou uma vitrine de cultivares no município de Alta Floresta, onde foram semeadas 61 cultivares de soja de 19 empresas. A colheita nos próximos 40 dias fornecerá informações inéditas sobre a adaptação das variedades às condições locais, marcadas por baixa altitude e alta proximidade com a linha do Equador.
A pesquisadora Daniela Dalla Costa destaca que a diversidade genética permite avaliar a adaptação das cultivares ao clima da região. Estudos preliminares indicam uma menor incidência de mancha-alvo em comparação a outras áreas do estado. Além disso, a Fundação MT tem conduzido experimentos sem aplicação de fungicidas para entender a resistência das variedades a doenças como a podridão dos grãos.
"Além de compreender o comportamento das variedades, o estudo fornece informações cruciais para o posicionamento de materiais genéticos, beneficiando diretamente os produtores locais. Os resultados são fundamentais para desenvolver estratégias de manejo mais eficientes e sustentáveis", comenta.
Além da pesquisa, a Fundação MT oferece suporte técnico aos produtores, incluindo diagnóstico de solo e nematoides, consultoria agronômica e capacitações. Segundo Douglas Coradini, head de serviços da instituição, o objetivo é promover uma agricultura mais eficiente e adaptada à realidade local, garantindo inovação e sustentabilidade ao setor.
"Apesar da alta pressão de doenças, observamos uma menor incidência de mancha-alvo na região em comparação a outras localidades do estado, como por exemplo na região de Campo Novo do Parecis, no oeste mato-grossense", destaca Dalla Costa.