CI

Agricultura familiar: base da segurança alimentar

A renda gerada por essa atividade garante a subsistência de milhões de famílias



A renda gerada por essa atividade garante a subsistência de milhões de famílias A renda gerada por essa atividade garante a subsistência de milhões de famílias - Foto: Divulgação

Segundo o IBGE, a agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil. Seu papel vai além da produção: ela é essencial para a segurança alimentar, o fortalecimento da economia local e a preservação ambiental. “Optar por alimentos provenientes desse tipo de produção é escolher uma vida mais saudável”, afirma Simone Pereira Soares, CEO de Franquias do Grupo Korin. Muitos desses alimentos são cultivados sem químicos ou agroquímicos, o que garante maior qualidade e segurança ao consumidor.

“Optar por alimentos provenientes desse tipo de produção é escolher uma vida mais saudável. O controle sobre o que é cultivado é muito maior e, na maioria dos casos, os alimentos são produzidos sem adubos químicos e agroquímicos, o que impacta diretamente na qualidade final”, destaca.

A renda gerada por essa atividade garante a subsistência de milhões de famílias, consolidando o elo entre o produtor e a terra, frequentemente passado de geração em geração. Além disso, práticas sustentáveis, como o uso consciente do solo e a preservação dos ecossistemas, tornam a agricultura familiar um modelo viável e necessário para o futuro do planeta.

Exemplo desse incentivo pode ser visto em Niterói (RJ), onde a Loja Korin promove produtos naturais e sustentáveis oriundos da agricultura familiar. Com foco na rastreabilidade e no bem-estar animal, a loja oferece alimentos sem antibióticos ou transgênicos, além de itens orgânicos, veganos e de mercearia natural. A filosofia da empresa segue os princípios da Agricultura Natural, criada por Mokiti Okada, que valoriza a saúde do solo como chave para a saúde humana.

“Nosso objetivo central é promover o bem-estar da sociedade, oferecendo alimentos puros e saborosos. Para isso, é fundamental que todos os elos da cadeia produtiva estejam alinhados. Ao comprar em nossa loja, os consumidores incentivam a produção local e valorizam o trabalho dos agricultores familiares”, enfatiza Simone.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.